Sobre desenvolvimento
O conhecimento sobre o desenvolvimento humano têm aplicações na criação, educação e saúde das crianças, e também nas diretrizes sociais em relação a elas.
O que é desenvolvimento humano? Podemos dizer que são os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.
Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cognitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico. Aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade compõem o desenvolvimento cognitivo. Emoções, personalidade e relações sociais são aspectos do desenvolvimento psicossocial. Esses domínios estão inter-relacionados: cada aspecto do desenvolvimento afeta os outros.
A divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social: um conceito ou prática que pode parecer natural e óbvio àqueles que o aceitam, mas na realidade é uma invenção de uma determinada cultura ou sociedade. Não há nenhum momento objetivamente definível em que uma criança se torna adulta ou um jovem torna-se velho. De fato, o ´próprio conceito de infância pode ser visto como uma construção social. O mesmo quanto ao conceito de adolescência.
Essa divisão é útil em termos didáticos, para organizarmos e entendermos melhor os processos de amadurecimento de nossas vidas. Aqui colocarei uma divisão de períodos da vida geralmente aceitos nas sociedades industriais ocidentais. Assim podemos ter uma noção do que esperar e como compreender cada faixa etária:
É importante lembrar que estamos em constante desenvolvimento, até o final da vida. O processo não se encerra quando chegamos na fase adulta. Seguimos com algumas mudanças e permanências, perdas e ganhos, cada fase com seus prós e contras.
Para mais detalhes do desenvolvimento na primeira e segunda infância, ver a cartilha "Aprenda os sinais. Aja Cedo" da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil clicando aqui (é a primeira cartilha da página).
Referência:
Diane E. Papalia, Ruth Duskin Feldman - Experience Human Development, 12th Edition, 2012.